Comecei a falar sobre o tempo e fui desenvolvendo. Só consegui falar do tempo. Então, dediquei a postagem anterior somente a ELE! E deixei a novidade para este texto.
O fato é que a grande novidade está inteiramente relacionada ao tempo que o tempo tem. Não dá para fugir disso, mas também não dá para escondê-la por muito... tempo!
Bebel aprendeu a sentar sozinha!
Do alto dos seus 2 anos e 6 meses, ela finalmente aprendeu a sentar sem ajuda de um adulto! Não existem palavras capazes de descrever a minha felicidade. Por mais que uma criança comece a fazer isso por volta dos 6 meses, ela conseguir realizar esta ação mesmo com dois anos de atraso é algo muito importante e ajuda um tanto para sua independência!
Ela ainda não senta da maneira correta. Posso dizer que ela deu o seu jeito para conseguir fazer algo que ela muito queria. Igualzinho como aconteceu com a sucção.
Mas - verdade seja dita - ela faz por vontade própria e sem ajuda!
Deita de bruços, ajeita as perninhas em posição de sapinho (aliás, que flexibilidade!) e vai empurrando os bracinhos até se ajoelhar - com os joelhos para dentro, em forma de "w", o que não é nada recomendado pelos fisioterapeutas e ortopedistas. Permanece um pouco nessa posição com a maior cara de felicidade e aos poucos faz uma transferência para a posição de "buda". Confesso que isso me deixa um tanto aflita, pois parece que suas permas vão deslocar. Sempre que tenho tempo hábil, auxilio a transferir da maneira correta, através da posição de "sereia".
Esta ação partiu totalmente dela. É claro que a estimulação precoce tem sua participação. Mas digo que neste momento ela não está fazendo muitas atividades e, mesmo assim, com a memória corporal de tudo o que foi trabalhado até agora, ela conseguiu dar mais este passo na evolução.
Os olhos se enchem de lágrimas e o peito de orgulho. "Tudo vale a pena se a alma não é pequena" e respeitar o tempo que o tempo tem faz toda a diferença. Assim, quando menos se espera, quando já se está mais desacreditado do que nunca, vem uma novidade dessas. Por mais paradoxal que seja, a novidade é o máximo!
Veja o passo-a-passo da mais nova conquista da Izabel:
Deitada de bruços, ela chega até esta posição.
Começa a colocar força no braço e fazer um movimento de extensão.
Ela ganha o movimento ao se sentir confiante e levantar o tronco.
Fantástico, não?