Do paradoxo estendido na areia...
Comecei a falar sobre o tempo e fui desenvolvendo. Só consegui falar do tempo. Então, dediquei a postagem anterior somente a ELE! E deixei a novidade para este texto.
O fato é que a grande novidade está inteiramente relacionada ao tempo que o tempo tem. Não dá para fugir disso, mas também não dá para escondê-la por muito... tempo!
Bebel aprendeu a sentar sozinha!
Do alto dos seus 2 anos e 6 meses, ela finalmente aprendeu a sentar sem ajuda de um adulto! Não existem palavras capazes de descrever a minha felicidade. Por mais que uma criança comece a fazer isso por volta dos 6 meses, ela conseguir realizar esta ação mesmo com dois anos de atraso é algo muito importante e ajuda um tanto para sua independência!
Ela ainda não senta da maneira correta. Posso dizer que ela deu o seu jeito para conseguir fazer algo que ela muito queria. Igualzinho como aconteceu com a sucção.
Mas - verdade seja dita - ela faz por vontade própria e sem ajuda!
Deita de bruços, ajeita as perninhas em posição de sapinho (aliás, que flexibilidade!) e vai empurrando os bracinhos até se ajoelhar - com os joelhos para dentro, em forma de "w", o que não é nada recomendado pelos fisioterapeutas e ortopedistas. Permanece um pouco nessa posição com a maior cara de felicidade e aos poucos faz uma transferência para a posição de "buda". Confesso que isso me deixa um tanto aflita, pois parece que suas permas vão deslocar. Sempre que tenho tempo hábil, auxilio a transferir da maneira correta, através da posição de "sereia".
Esta ação partiu totalmente dela. É claro que a estimulação precoce tem sua participação. Mas digo que neste momento ela não está fazendo muitas atividades e, mesmo assim, com a memória corporal de tudo o que foi trabalhado até agora, ela conseguiu dar mais este passo na evolução.
Os olhos se enchem de lágrimas e o peito de orgulho. "Tudo vale a pena se a alma não é pequena" e respeitar o tempo que o tempo tem faz toda a diferença. Assim, quando menos se espera, quando já se está mais desacreditado do que nunca, vem uma novidade dessas. Por mais paradoxal que seja, a novidade é o máximo!
Veja o passo-a-passo da mais nova conquista da Izabel:
Deitada de bruços, ela chega até esta posição.
Começa a colocar força no braço e fazer um movimento de extensão.
Ela ganha o movimento ao se sentir confiante e levantar o tronco.
Fantástico, não?
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
FOFA! olha a alegria dela ao conseguir...que lindo!
ResponderExcluirQuerida amiga Bruna. Esse e'um grande marco. pois a partir disso , ela percebe que ficar deitado ja foi. Logo , logo ja vai tentar outras coisas. Estou muito feliz que minha querida Bebel.Fez essa transferencia tao importante para ela. que ja tem mais força nos seus bracinhos. que senta feliz e confiante. Oque mais gostei ,foi que ela nao gosta de ficar na posiçao de W e muda pra de Buda. Ainda bem, porque a Lara e'viciada nesta posiçao e atrapalha muito o seu desemvolvimento.
ResponderExcluirParabens para a Mamae tambem da Bebel , que e'linda , INTELIGENTE!KKKKKK, e luta como um Leao para a recuperaçao da sua cria.
Amamos vcs
Parabéns, Bebel! Fantástico é pouco, Bruna. Eu posso dizer que sei o quanto isso é fantástico sim! Enquanto isso, estou aqui a espera do tempo do Antonio Pedro.
ResponderExcluirbeijão.
Que alegria, mesmo. Parabéns.
ResponderExcluirEu também continuo à espera do tempo do Q., que qualquer dia vai lá chegar! bjs
Amiga, que felicidade receber esta notícia! Fico sempre muito impressionada de ver como Bebel é inteligente, e como ela entende tudo que se passa à volta dela. Bebel é uma criança muito especial, graças a Deus :-)
ResponderExcluirBruna, to feliz e emocionado com essa princesa linda. Já estou vendo a Nina brincando e aprendendo muito com essa guerreira risonha e carinhosa. Saudade da Bebel.
ResponderExcluirBeijos,
Fábio
Oi Bruna,parabéns por mais essa VITÓRIA fiquei muito feliz e emocionada!!!!!!!!!!!!Minha filha sempre sentou assim e não adiantava pedir pra sentar igual ao índio que ela não aceitava e sabe que ela tem umas pernocas lindas!!!!!!!!!
ResponderExcluirBeijos
Fantástico mesmo...e são da pequenas coisas que virão as grandes coisas!
ResponderExcluirÉ uma enorme vitória para a Babel e para os papás, assim como para os terapeutas que vos acompanham, a partir de agora tudo o resto passará a ser mais fácil e a autonomia que a Babel ganhou é o mais importante de tudo.
Por mais que às vezes o nosso caminho possa parecer mais cinzento, acredite que existe sempre uma luz, uma luz que nos ensina e nos guia.
Um beijinho e tenho adorado seguir-vos
é isso ai bebel meus parabens.
ResponderExcluirmto bom bru! vida de conquistas!
ResponderExcluirBruna... Parabéns pra Bebel!!!!!!!
ResponderExcluirFiquei emocionada com seu relato, pois sei perfeitamente como é. Cada passo, cada degrauzinho subido, cada vitoriazinha... Ah!! Não tem preço!
Que Deus ilumine vocês duas, sempre e sempre.
Grande beijo.
E como me lembrou um amigo meu: "Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez tão importante". (O Pequeno Príncipe)
Os adultos vivem dizendo que a adolesc|ência é um dos periodos mais marcantes da vida. Mais o que o adolescente pensa disso?:
ResponderExcluirVisita meu blog?
http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/
Se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muiito feliz.
Beijos e desde já obrigada Tainã Almeida
oi querida me chamo luana entendo demais isso que vc sentiu pois senti o mesmo...meu pequeno é portador da sindrome de down e como vc deve saber eles demoram um pouco a falar...sentar..engatinhar..hoje meu amorzinho esta com 1 aninho e 9 meses e deu pela primeira vez seus primeiros passinhos..tô muito felizzz....vem visitar agente tbm..vamos adorar a sua visita e da bebel..bjoss tai o endereço
ResponderExcluirhttp://kaluh-papai.blogspot.com/..bjosss
Parabénssss Bebel!!!!!
ResponderExcluir