sábado, 30 de julho de 2011

A certeza de que TUDO PASSA!




O lado bom de quando passamos por um momento difícil é saber que isso também vai passar. E depois, quando é passado o momento, muitas vezes até rimos com algumas lembranças do momento ruim que vivemos...

TUDO PASSA! Tudo sempre passará...

Já versava Lulu Santos em uma de suas parcerias com Nelson Motta - a vida vem em ondas como um mar, num indo e vindo infinito - coisas boas e ruins acontecem na vida de todos nós, elas passam como uma onda, as vezes retornam, as vezes se vão. Somos seres expostos aos momentos que vivemos e apesar do livre-arbítrio, do poder das nossas escolhas, existem situações que fogem totalmente ao nosso controle e se não fosse a certeza de que TUDO PASSA, certas vezes nós piraríamos!

Amanhã vamos completar 2 semanas no Copa D´or! Com certeza o momento agora já é bem distinto de quando eu escrevi o último post, na semana passada. Como havia comentado, desde janeiro - quando minha filha parecia ter chegado no topo de seu desenvolvimento - vivemos um declínio constante, potencializado por uma série de infecções e preocupações que qualquer criança de 2 anos e meio dá...

Hoje, quase oito meses depois, posso dizer que vi a Bebel se comportar de forma mais madura do que ela se comportava 8 meses atrás. Sentada por um período de aproximadamente 30 minutos, ela brincou com seus bonecos, se apoiou para não cair, tentou se comunicar através do olhar, gestos e alguns sons, que por mais desconexos que possam ser aos olhos de quem não a conhece muito bem, para mim clareou muita coisa.

A principal é a necessidade e o benefício que uma dieta rica podem trazer para ela!

Passei meses investigando o porquê de sua prostração e a resposta estava bem ali, na minha frente, e eu não conseguia perceber. Não descarto outros fatores como as infecções recorrentes, a quantidade de remédios que ela toma para controlar as crises e as próprias convulsões. Porém, o grande causador de sua hipotonia, fraqueza e apatia é nutricional! Agora eu falo com propriedade. Pude analisar de perto todos os fatores e quando a dieta adequada começou a agir em seu organismo o quadro rapidamente reverteu!

Desde que internamos Izabel teve febre por mais de 10 dias consecutivos, convulsionou, ficou dopada por estar tomando o remédio de uma vez só pela sonda, necessitou ser aspirada pois havia muita secreção em suas vias aéreas, tanta coisa aconteceu, mas a única coisa que não deixou de acontecer foi a sua alimentação.

A infecção foi controlada com antibióticos, as convulsões com remédios e a prostração fora revertida de acordo com a dosagem de novos anticonvulsivantes. Assim que ela "acordou" com a diminuição de alguns remédios, ela recuperou todo o tempo perdido. Parece que nunca deixou de sentar, pelo contrário.



Agora tenho certeza de que estamos no caminho certo. Com a gastro programada para semana que vem (ainda não sabemos o dia) tenho fé de que muitas conquistas estão por vir! Mas isso é assunto para um próximo post... :)

3 comentários:

  1. Guerreira!!!!! Menina de muita luz!

    ResponderExcluir
  2. Realmente tudo passa, no momento achamos que nunca vai passar e depois que passa a gente fica feliz por mais uma superação.
    bjs e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  3. Docinhas, toda força a frente.Bjinss

    ResponderExcluir