quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Medek in Rio


Fazendo pose de modelo

No disco. Equilíbrio muito, mas muito difícil!

Equilíbrio na mesa com a tia Renata

Hoje acabou mais um intensivão de Medek do qual a Izabel fez parte.

Para os que ainda não sabem ou àqueles que procuram saber mais, Cuevas Medek Exercise - vulgo Medek - é um método de fisioterapia pediátrica voltado para crianças com comprometimento no desenvolvimento motor. Seu principal objetivo é fazer o paciente atingir a marcha independente. O manuseio é feito através de exercícios dinâmicos que desafiam a gravidade. Em português claro, o Medek funciona como uma série de ginástica localizada, onde a criança é estimulada através dos exercícios a realizar ações de controle e descarga de força no tronco e membros inferiores.

Até hoje, este é o estilo de fisioterapia que a Izabel mais se adaptou e respondeu bem. Acredito que tenha a ver com a dinâmica e agilidade do método. Afinal de contas, a técnica lança estímulos para a criança responder através de ações. Há um certo impacto, coisa que a Bebel radical gosta e muito!



Sempre quando o Medek chega ao final dá uma certa nostalgia. Em primeiro lugar, porque a fisioterapeuta que atende minha filha é uma querida que se despenca de São Paulo para dar conta da Izabel e outras 4 crianças nada fáceis. Em segundo lugar, porque no Rio de Janeiro ainda não temos uma certa propagação do método, então, achar um profissional habilitado não é tarefa fácil. Ou seja, não sabemos ao certo quando nossas crianças serão atendidas novamente. O que elas poderiam estar ganhando se tivessem oportunidade de fazer o intensivo mais vezes ao ano...

Após o longo período de fraqueza que a Bebel passou, hoje posso dizer que ela me surpreendeu. Vi a olhos nus como ela perdeu força, massa muscular e controle durante este período de desidratação e internação. Vi também a olhos nus como ela tem força de vontade e como a memória do que ela já havia conseguido fazer anteriormente permanece de certa forma intacta. Dependendo apenas de alguns estímulos externos e de ganhos musculares.

3 comentários:

  1. Uhuuul Amiga... fico super feliz por vocês!! A Bebel é uma diva!!!

    bjinhus!!

    ResponderExcluir
  2. que linda ela em pé!!!!! :) demais amigaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma filha adotiva que nasceu prematura de 6 meses, a mãe biologica era usuaria de droga, nasceu com baixo peso 1350kg. dia 02/04/2012 ira fazer sua primeira consulta com um neuropediatra estou meio insegura ou melhor dizendo estou com medo mais ao visualizar seu blog e seus depoimento assim como videos vi o quanto vc e feliz mesmo com as limitaçoes da bebel. Gostaria de saber qual foi o problema diagnosticado da Bebel, amo minha filha do geito que ela for e estiver sei que isso nao foi culpa dela e ela é tão linda como a sua Bebel gostari de manter contato com vc.

    ResponderExcluir