quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mulher de fases

"Tenho fases como a Lua
Fases de andar escondido
Fases de ir para a rua
Fases que vão e vem ..."

Li esse poema no colégio e ficou na memória. Todo mundo é "complicado e perfeitinho" todo mundo é de fases como a lua.
Essa maternidade tão especial exacerba ainda mais essas fases. O momento crítico é realmente crítico, como no fundo do poço. Mas por outro lado, as épocas de virtudes são esplendorosas de tirar o fôlego. São quase inacreditáveis...

Pois bem, depois de um final de ano complicado recheado de otites, sinusites e duas pneumonias, estamos vivendo o esplendor novamente. Claro, há várias hipóteses e o famoso "todo" colabora muito para essa melhora.

Além da "bichinha" estar fazendo entre três e quatro sessões de terapia por dia, incluímos a fisioterapia respiratória como a única atividade diária. Aquela que ela faz todos os dias e alguns dias faz até mais de uma sessão. É super cansativo, mas estamos vendo muito resultado, principalmente depois que o Professor Farley entrou com sua super ginástica respiratória. Benza Deus! Não sei quem fica mais cansado: a Bebel, o Farley ou nós que assistimos a sessão.

No decorrer dessas pneumonias a Bel acabou tendo que fazer tratamento respiratório com corticoide e um dos efeitos colaterais deste santo "vilão" (santo porque remedia inúmeras doenças e vilão porque que não falta é efeito colateral para dar) é a hiperatividade. E com uma semana de tratamento a minha bichinha acabou trocando o dia pela noite. Na verdade, ela acabou virando uma "corujinha" e estava indo dormir todos os dias por volta das 5, 6 horas da manhã.

Esse fator específico me levou a procurar uma outra opinião neurológica e nós conhecemos a Dra Priscila. Uma fofa! Ela é neurofisiatra e além de examinar a Izabel toda, iniciou uma pesquisa de hipóteses para o quadro respiratório da pequena. Vale ressaltar que: no final do ano passado fizemos investigação com pneumologista, fomos na infecto e fizemos um check up completo da baby Bel.

Saímos da consulta com a Dra Priscila com recomendações de dar uma parada na estimulação oral com alimento da Bel e um remedinho para ela dormir melhor. Desde então não houve mais febre e a princesa está num crescente só de conquistas...

Não sabemos se ela estava micro aspirando a comida, se a intensificação da respiratória ajudou a melhorar o quadro ou se, simplesmente, a virose foi embora e com a melhora da tonicidade muscular ela não está mais acumulando tanta secreção. Não importa. O que importa é que ela está ótima! Na verdade, pode ser tudojuntoemisturado. Porque este universo especial é feito de ambivalências e de aglomerações. Quanto mais melhor, devagar e sempre!

Um recadinho especial para minha filhota:
Filha, a mamãe Bruna está do seu lado sempre! Desde as lutas mais difíceis até as mais belas conquistas. Você é meu pedacinho de céu, o amor da minha vida, minha princesa linda encantada. Você é a sabedoria alegre, meu grão, meu chão! Te amo... E vamos pra folia, porque é Carnaval !!! E nos últimos dois anos você quase não viu folia pois estava doente.


p.s.: percebi hoje que sempre escrevo os textos no plural: incluímos, percebemos... Engraçado, pois falo de coisas que eu resolvo e dou apenas o meu ponto de vista aqui. Mas como nunca (ou será que sempre?) estamos sozinhos mesmo, melhor deixar no plural....

2 comentários:

  1. Boa Noite,Bruna.
    Meu nome é Carla Queiroz, tudo bem? Ao procurar o livro "cirquinho" para minha filha na internet acabei te encontrando...como não acredito no acaso...resolvi te escrever e compartilhar a minha história com vc. Apenas mais uma das muitas que vc já deve conhecer.
    Tenho uma filha especial também.Ela é fruto da minha 2ª inseminação. Tive 2 gestações de gêmeos. A primeira tive 2 meninos que nasceram de 21 semanas..Pedro e Hugo: vieram para ficar apenas algumas horas entre nós. Descobri que tinha incompetência do colo do útero. E precisava costurá-lo.Na 2ª gravidez, tive um casal:Clara e Miguel.Costurei e ainda assim abriu com 21 semanas; fiquei internada 32 dias. Miguel ficou comigo 12 dias e Clara,minha vida, ficou 4 meses e 28 dias na Perinatal.5 cirurgias.Muita luta para respirar e se alimentar.Perdeu parte do estômago;4 meses para respirar sozinha;teve perda auditiva bilateral (perdeu 50 e 60db)(faz tratamento em Bauru); fez fisioterapia até dez/2012,faz terapia ocupacional, fonoterapia 4x por semana..Hoje ela tem 4 anos e anda, corre, fala, tem algumas limitações motoras(não pula, não sobe escada sozinha, algumas alterações na coordenação motora fina, etc.)..agradeço muito a Deus por tudo o que ela alcançou até hoje..sei que ela poderia ter ficado com sequelas enormes..conheço muitas crianças prematuras..e sei que eles são caixinhas de surpresa..desculpe-me pelo meu desabafo. Mas temos algumas coisas em comum: minha filha foi avaliada pela Suzane e começou um tratamento com a Kátia(t.o que trabalha com ela)este mês. Também conheço a Tina, que tratou da minha filhota na U.T.I. e depois por mais um ano. E quero te parabenizar por sua história. As lutas são parecidas...o AMOR sempre está presente...as pessoas que não sabem o que passamos não compreendem porque acordamos com esperança renovada e com imensa determinação de dar o melhor para os nossos tesouros...gostaria de te abraçar e dizer: "Muito prazer Bruna, meu nome é Carla, sou uma mãe carioca que passou por algumas experiências como a sua...mas que como vc apreendeu o que realmente importa na vida: o Amor. Que Deus te abençoe e lhe dê forças pois as vitórias virão, não no tempo em que queremos, mas no tempo dos nossos filhos e como Deus determinar."
    Obrigada, por suas dicas.Anotei o nome de alguns profissionais que vc mencionou. Espero que um dia possamos nos esbarrar por aí. Tenha uma Boa Noite.
    Carla Queiroz. Meu e-mail:cqm@ig.com.br. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Bruna pela iniciativa deste blog, partilhar a sua experiência... sua filha é linda! Fiquei emocionada com sua historia tenho um filho de 2 anos que nasceu com alérgia alimentar ( do meu leite ou melhor do que eu comia que ia pro leite) enfim não é um décimo do que vc passa mas pra mim na época foi difícil pois chorava o tempo todo! Enfim ele esta melhor ainda com restrições alimentares mas saudável! Só queria te dizer que sei o que sente pois também sou mãe! Quero desejar pra vcs 2 força, fé, amor, saúde e paz! Tudo de melhor pra esta princesa! bjs
    Aline
    alinenayad@gmail.com

    ResponderExcluir