segunda-feira, 17 de maio de 2010

Uma pausa para falar sobre Sampa

Nas últimas semanas estive muito ocupada com a viagem que eu faria com a Bebel para conhecer e fazer um intensivo de terapias com o método Cuevas Medek Exercise. Então resolví dar uma pausa na historinha do início da vida da Bebel para falar sobre o presente.
Nós, pais especiais, estamos sempre buscando as novidades em termos de tratamentos, medicina, métodos, enfim tudo! É como se nunca estivéssemos satisfeitos.
Em uma noite, em meados do ano passado, o meu marido assistiu uma entrevista com o fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas. Nesta entrevista, Ramón falava sobre o Medek, método que ele mesmo inventou para tratar de crianças com dificuldades motoras. O que mais chamou a atenção de meu marido era a forma como os exercícios eram aplicados. O terapeuta segura apenas os membros inferiores da criança. E dessa forma ela é forçada a se equilibrar, além de estar sempre desafiando a gravidade.
O Lídio comentou comigo e falou para eu pesquisar. Claro que fiz isso com o maior prazer. Encontrei o site do Ramón www.cuevasmedek.com e lá pude assistir aos vídeos e conhecer melhor o programa. Entrei em contato com o Ramón por e-mail e ele me respondeu rapidamente. Comecei a especular sobre ir para o Chile fazer um tratamento intensivo de duas semanas. O problema é que sairia muito caro a viagem, estadia e alimentação, sem contar com o preço do tratamento. Então o próprio Ramón sugeriu que eu fizesse em São Paulo com uma profissional que ele mesmo indicou. Fiquei cabreira no começo, mas logo entrei em contato e agendei o tratamento da Bebel para início de maio. Ficamos 2 semanas em Sampa e graças a minha prima de segundo grau não precisei gastar com hospedagem.
Foram duas semanas intensas. Izabel fazia 45 minutos de terapia pela manhã e na parte da tarde, passadas 4 horas, ela fazia novamente mais 45 minutos de fisio. Ela ficava muito cansada, dava pra ver isso no seu rosto ou nos gemidos durante alguns exercícios. Ela realmente estava se esforçando e dando tudo de sí. Valeu muito a pena. Izabel começou a comer bem melhor, dobrou a quantidade de comida que ingere por dia, com bem menos frescuras na aceitação do alimento. Também começou a balbuciar mais. Além de ter melhorado sua marcha, postura de sentada e força, principalmente, dos membros inferiores.
Nos intervalos entre as sessões, passeávamos por SP. Eu, ela e a titia. Minha queridíssima irmã Cela foi comigo, para dar uma força com a Bebel. Sozinha teria sido impossível! Liberdade, Paulista, Paraíso, Moema, Ibirapuera... ah, São Paulo. Tanta coisa, tantas possibilidades (e tanta poluição, claro!)
Izabel foi muito elogiada nas respostas aos exercícios do MEDEK. Ela realmente "mandou muito bem"!
Fiquei muito feliz com o resultado das duas semanas e já estou articulando para ela fazer um novo intensivão, desta vez no RJ e por um período menos, apenas 1 semana.
Também estou muito feliz porque em setembro o Ramón vem ao Brasil dar um curso iniciante sobre o MEDEK e a fisioterapeuta da Bel daqui do RJ vai fazer! Como eu rezei e emanei energias positivas para isso acontecer!!!

5 comentários:

  1. OIee... fiz o curso em setembro, acabeid e achar seu bog... a Bebel é maravilhosa, a oportudidade de conhecer vocês duas foi sem explicação....muito importante na minha vida... obrigada pela disponibilidade de ficarem durante o curso em SP. Espero agora poder trabalhar muito bem aqui no Mato Grosso do Sul.
    Agradeço a Deus pela vida de todos que estiveram no curso e me proporcionou a vivenciar o Medek.
    Meus parabéns pela dedicação...
    Leidiany

    ResponderExcluir
  2. nos encontramos em sampa ´no curso k o ramon veio fazer aki a bebel esta linda a minha filha começou a fazer medek com a renata marques estou amando ja vejo diferença a renata e um amor

    ResponderExcluir
  3. Também estou em busca desta avaliaçãopara minha filha. Toamra que eu consiga.
    Boa sorte para você e sua princesinha. Ela é linda.

    ResponderExcluir
  4. Gente, que feliz ver vcs por aqui! Me mandem os e-mails...vamos fazer um grupo! Em novembro tem intensivão de novo aqui no RJ com a Re!! bjs em todas...

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber onde fez esse intesivvo? Obrigada e sucesso pra vcs

    ResponderExcluir