sábado, 6 de agosto de 2011

Gastrostomia sim, e daí




Quem leu o Blog desde o início deve estar pensando que eu sou no mínimo “doida de pedra”. Não, não sou! Pelo menos ainda não tenho diagnóstico fechado (risos).
Como já disse anteriormente e faço questão de repetir em alto e bom tom: TUDO NA VIDA TEM SEU TEMPO! E ponto.

No dia 13 de julho, faltando exatos 9 dias para o aniversário de 3 anos da princesinha, fomos em mais uma consulta neurológica. O meu desespero em relação a “apatia” e diminuição da tônus da Bebel era tão grande que eu não me cansava de ouvir novas opiniões.

Desta vez, uma opinião muito importante estava por vir. Quem me indicou a Dra. Tânia Saad foi uma pessoa muito querida e relativamente próxima. Alguém que conheci há pouco tempo, mas que confio na procedência e, principalmente, no afeto em relação a Izabel. E, realmente, a consulta não poderia ser diferente.

Além de neuropediatra, a Dra. Tânia é um ser humano incrível! É uma pessoa daquelas que todo mundo deseja ter na família seja como mãe, tia ou até mesmo avó (as vovós da Bebel que me perdoem, mas pensei comigo durante a consulta: quero levar essa mulher para casa, queria que ela fosse avó da Izabel!). Definitivamente, ela não tratou a minha filha como mais uma criança. Senti no olhar e na forma de se comunicar comigo a particularidade como ela trata cada paciente. PC não é fórmula! Tampouco neurologia. Cada caso é um caso, cada criança é uma criança e cada ação será responsável por uma reação desencadeada em uma determinada criança. Devemos ter olhar apurado e atitudes completamente fundamentadas.

Com toda sua doçura e carisma, a Dra. Tânia sem papas na língua me alertou em relação a alimentação da Izabel. Contei para ela um pouco da nossa luta nos tempo de U.T.I Neonatal, mas mesmo assim ela me fez questionar se a hora de fazer a gastro não tinha chegado. Chorei como um bebê. Eram quase 21h e eu estava sozinha em seu consultório com a Bebel. Sabia que o que ela estava me falando fazia sentido e que realmente a Bebel não estava se alimentando bem, principalmente quando estava com alguma infecção, mas não fazia idéia de que essa seria a principal causa de seus problemas. Na minha cabeça ainda acreditava que poderiam ser as crises e o excesso de remédios. Me enganei! A resposta de minha angústia era outra. A questão da má alimentação da Bebel era o principal responsável por seu estado atual. Minha filha estava desnutrindo.

Mesmo saindo do consultório com o coração na mão sabia que ela estava certa. E rapidamente tratei de compartilhar com meus familiares, até mesmo para acostumá-los com a nova ideia. No início, todo mundo faz cara triste, mas é só um susto inicial, depois que veem o progresso o negócio muda de figura...

No dia seguinte, comecei a ligar para os médicos e terapeutas da Izabel, todo mundo me apoiou. Eles devem ter pensado que eu sou doida e tive essa idéia da noite para o dia. Nada na vida é por acaso. Não foi por acaso que eu encontrei a pessoa que “por tabela” me indicou a Dra. Tânia. Não foi por acaso que eu corri para marcar uma consulta. E não foi por acaso que deu tudo certo.

Retomando os fatos:

No dia 13 de julho levei a Bebel na consulta com a nova neuropediatra. Nesta semana, ela se alimentou muito mal, ficou com febre e só queria dormir. No domingo, dia 17, paramos na emergência do Copa D´or onde ficamos por mais de 12 horas até pedirem (e autorizarem) sua internação.

No dia 02 de agosto, uma terça-feira fria (para mim congelante) fui informada que a Bebel ia operar. Detalhe, naquele mesmo dia. Por volta das 15h fui deixar minha pequena no Centro Cirúrgico. Entreguei-a nas mãos de Deus e dos médicos. Nessas horas, não nos resta muita coisa a não ser rezar, confiar nos profissionais e pedir que tudo corra bem. E correu. Um pouco mais de duas horas após o início da cirurgia o médico cirurgião Dr. Francisco Nicanor veio no meu quarto dizer que tudo havia corrido como o esperado. Não havia tido nenhuma intercorrência. Amém.



Não sei o que vai acontecer daqui para frente. Cada dia é um dia. Mas hoje, eu tenho certeza de que tomei as decisões corretas. O amanhã a Deus pertence...

6 comentários:

  1. Oi Bruna graças a DEUS vc conseguiu tomar a decisão e agora Bebel vai conseguir continuar com suas conquistas!!!!!!!!!!!!!!!Eu aqui vivo o mesmo dilema é uma infecção atras da outra e na hora da comida é um desespero,tem dias que conseguimos dar a alimentação muito bem mas tem dia que é uma loucura,é um stresse pra criança e pra gente tbm pois ficamos angustiados.O Dr.Francisco Nicanor é quem fez a funduaplicatura em Arthur ele é um anjo!!!!!!!!!!Queria muito seu contato se puder mande pro meu email neavalone@hotmail.com
    Um super beijo pra vcs!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, realmente a decisão da gastro não é fácil pra ninguém, hesitei muito tb, mas depois que fiz hj acredito fielmente que foi a melhor coisa que fiz pelo meu filho, um menino lindo mas que não saia do hospital, agora em Junho completamos 6 anos sem internamento e sem pneumonias, e realmente a nutrição pela gastro, nutri principalmente o cerebro e eles ficam muito, mais espertos, logo vc verá a diferença.
    Bjs e boa sorte pra vcs, fiz um post sobre gastrostomia a uns dias atras e tenho umas dicas lá, da uma olhada e aproveita e segue nosso blog.
    Beijos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  3. Ela está com um sorriso lindo na foto... Menina de garra. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Bruna, uma difícil decisão mas pelo sorriso uma nova conquista!!! Bjs de Marcelo e Lala!

    ResponderExcluir
  5. Querida, no dia 13 de Fevereiro deste ano coloquei um texto no meu blog que adoro e que me ajuda a ter a certeza das minhas decisões sobre o meu filho especial e não só. Deixo aqui para ti.

    " Quando diante de ti se abrirem muitos caminhos e não souberes qual percorrer, não te metas num qualquer ao acaso: senta-te e espera. Respira com a confiante profundidade com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, sem permitir que nada te distraia: espera e continua a esperar. Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. E quando ele te falar, levanta-te e vai aonde ele te levar" - Susanna Tamaro, vai aonde te leva o coração.

    Tem de ser assim. por isso, confia sim nas tuas decisões e certamente não te arrependerás.

    Um beijinho e fico a seguir-vos.

    ResponderExcluir