quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mamãe, estou com dor de ouvido!

Sábado, 26 de maio. Saímos de casa para um almoço na casa de uma amiga. Achei a Bebel um pouco quente. Quando chegamos na casa da amiga, achei a Bebel mais quente ainda e um pouco trêmula. Arrepiada de frio, sabem?

Ao pedir o termômetro para esta amiga... 39,5º de febre. Compressa, novalgina, mais compressa. Com pressa mesmo para fazer a febre ceder, afinal o risco de um convulsão nessas horas é sempre mais alto.

Demorou, mas baixou para 38; 37,5. Começamos a perguntar para a Bel o que ela estava sentindo, se tinha dor em algum lugar. Bem lentamente ela começou a levantar o bracinho esquerdo e tocou a cabeça.

"Está doendo a cabeça, Bebel?" - perguntamos uma, duas, três vezes. Ela apenas olhou e reposicionou a mão em direção ao ouvido. Fiquei encucada, me perguntando se realmente minha filha estava me dizendo que estava com dor de ouvido.

Almoçamos e passamos o resto da tarde na casa desta amiga. Bebel estava apenas febril e com o alerta melhor, mas dava para perceber que ela tinha algo. No caminho para casa paramos naquele que já é bem familiar por aqui: Copa D´or. Esperamos cerca de 40 minutos até a médica (que por sinal é filha do pediatra da Bebel) atendê-la.

Logo no início do exame, eu disse que minha filha havia sinalizado o ouvido, quando perguntamos se ela sentia dor. Batata! Izabel estava com otite... Entrou no antibiótico - Clavulin BD que não fez efeito, tendo que ser substituido pelo Zinnat - mas o que realmente ficou desta mais recente ida ao hospital foi: minha filha sabe se comunicar e, além de termos que ter a maior sutileza para compreendê-la, devemos agir mediante sua sinalização.

Claro que a otite é algo chato e preocupante para uma mãe, mas só o fato dela ter conseguido se expressar fez valer todo o esforço. Mais uma salva para a pequena Izabel que soube dizer para sua mamãe que estava com dor de ouvido!

A sinalização: mãe, estou com dor de ouvido!

E não é que ao vê-la levando a mãozinha ao ouvido pude praticamente ouvir um "mamãe, estou com dor de ouvido" ?!

2 comentários:

  1. Estou passando por uma alegria parecida com a saua também, a minha pequena começou a dizer NÂO há alguns dias. Como essa palavra está me fazendo feliz, e quando quer alguma coisa diz: ai qué... chama o pai de BUG... mamãe nem tenta , mas pra mim está ótimo, devagar e sempre.
    Melhorars para o ouvidinho da Bel

    ResponderExcluir
  2. uhullllllllllllllllllll viva Bebel eita garota esperta!!!!
    Muito feliz por vcs!!!

    ResponderExcluir